Atividades do curso

 HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, HIPERLINK E AUTORIA NA WEB
 O curso nos proporcionou grandes conhecimentos que modificaram as nossas aulas sendo possível deversificá-las através de recursos como hipermídia que nos oferece trabalhar os conteúdos com imagens, sons, textos, tudo ao mesmo tempo. Assim, despertando o interesse do aluno para fazer novas descobertas assimilando com mais prezer os temas propostos.




Já o hipertexto, nos traz opções para conectar vários pensamentos ao mesmo tempo, basta dar um clique e terá deversos conhecimentos disponíveis. Isso é muito útil para os professores, pois sempre que trabalhamos um assunto, não podemos ficar presos a um texto, e com esse meio podemos abranger outros.


Hiperlink, é uma ferramenta que oferece ao professor a possibilidade de se comunicar com os alunos de forma diferenciada, fazendo um ligação dos textos e desenvolvendo uma aprendizagem crítica nos educandos, desde que ele possa discutir sobre dois textos, comparando-os, questionando-os e interpretando-os.



    

É difícil definir autoria na web, mais é a reelaboração do conhecimento que tenho para ser transmitido paara o próximo, que acessa o nosso blog, onde eu tenho qu assumir a autoria e se copiar algo preciso citar a fonte pesquisada; com responsabilidade todas as postagens feitas. 

******************************************************************

COMENTÁRIO SOBRE DA ATUAÇÃO DO NOSSO GRUPO NO CURSO "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC"



O curso de maneira geral foi de muitas descobertas pois tivemos uma experiência muito grande com relação as tecnologias, com o passar dos anos ela esta cada vez mais presente do dia a dia das pessoas, em qualquer área do conhecimento, tanto na educação como fora dela; nas compras, nas vendas pela internet ou no uso doméstico. Atualmente, com o fácil contato e aquisição de tais tecnologias, crianças e adolescentes estão deixando para trás velhos hábitos. Pode-se afirmar que o comportamento da sociedade mudou devido às influências tecnológicas. Com relação a hipermídia e hipertexto, a novidade que aprendemos e achamos muito importante, pois o leitor pode iniciar uma leitura de forma não linear, escolhe entre o início meio ou fim de um texto; entendemos também que a hipermídia pode ser considerada uma extensão do hipertexto, entretanto, inclui além de textos comuns, desde sons, animações e vídeos, e de uma forma interativa, com apenas um clicar de botão, o computador responde ao caminho desejado. O estudo da prática pedagógica e mídias digitais nos proporcionou muitas reflexões, como pesquisar, dialogar e construir conhecimentos, aprendemos que as mídias digitais nos proporciona caminhos e valoriza e qualifica a execução dos trabalhos tecnológicos. Já com o currículo, projetos e tecnologias, nos integra numa visão mais ampla, pois trabalhar com projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Reforçou também que o currículo escolar deve ser flexível em todos os âmbitos. O uso das tecnologias é essencial e fazem parte do planejamento escolar mesmo porque o aluno já está inserido nas mídias dentro e fora da escola. Tivemos dificuldades estudamos muito, pesquisamos, interagimos com os colegas e superamos muitas dificuldades e continuamos na luta pois a cada dia temos novidades.

*******************************************************

PROFESSORAS CURSISTAS: DALLYLA ROBERTTA BORGES ANDRADE ALMEIDA
MARIA LÚCIA BORGES ANDRADE





RELATÓRIO DO PROCESSO DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO.



“PAZ NA ESCOLA”
Este projeto foi elaborado a partir do planejamento estratégico do Projeto "PAZ NA ESCOLA", para o período de 2011.
Este projeto é resultado de um processo de reflexão e debate que,  por meio da construção coletiva, realizada pela equipe multidisciplinar e a coordenação pedagógica, e cosncientização dos docentes e discentes, permitiu uma melhor percepção e organização dos diversos aspectos que compõem as ações necessárias a execução do mesmo, como também ntecipou os pontos  primordiais para assegurar o bom desenvolvimento do projeto.
A equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas da Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, Educação Física, devido a questão da violência na escola, tivemos a iniciativa de trabalhar valores como união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito, amor ao próximo; nortearam a elaboração do mesmo, que tem a intenção de dialogar com os alunos sobre a questão da paz.
Vivemos uma época em que a questão da violência é muito grande. Os adolescentes de hoje estão cada vez mais influenciados a isso, até mesmo por causa de desestrutura familiar. A escola não pode ficar a margem dessa realidade, precisa-se trazer o tema em questão para sala de aula. É necessário que o professor seja o mediador no processo de cosntrução de hábitos que envolva a não violência, instigando a pesquisa e a troca de edéias entre professor-aluno e aluno-aluno. Nesse contexto, a internet é uma excelente ferramenta que pode tornar o processo educacional mais dinâmico e eficaz. Possibilitando ao aluno traçar seu próprio caminho através da interação com outros estudantes, mesmo estando longe.

 
*ACONTECERÁ DA SEGUINTE FORMA
Antes
Apresentação do projeto
Discussão das ações
Discussão sobre valores e sentimentos em sala de aula

Durante

.Busca de mensagem sobre amizade na internet
.Construção de slides
.Construção de blogs
.Registro fotográfico de todas atividades realizadas
.Relatórios de todas ações realizadas
Depois
 Os alunos poderão perceber, pelas ações propostas pelo projeto, importância da tecnologia nos dias de hoje e se darem conta de que ela está presente em praticamente todos os ambientes da nossa vida diária: bancos, hospitais, escolas, e por último, apresentação para toda unidade escolar os trabalhos realizados através dos slides construídos e divulgação de blogs.
####################################################################


#######################################################################